Exposição reúne mais de 200 selos sobre a Copa do Mundo no RS

Até o dia 2 de Maio, a exposição “A Copa do Mundo de Futebol em todos os tempos” apresentará o resultado de 24 anos de dedicação do filatelista Sílvio Machado Cardoso. O acervo reúne mais de 200 selos de todos os países que sediaram a competição e pode ser visto pelo público na Agência Filatélica do Rio Grande do Sul (localizada junto à Agência de Correios Central de Porto Alegre). “Foi um trabalho de pesquisa e garimpo iniciado no ano de 1990. Após pesquisar as peças que deveriam compor a coleção, iniciei buscas em Filatélicas dentro e fora do Brasil, além de aquisições de acervos de outras pessoas e diretamente de Correios de outros países”, explica Sílvio.

exposicao_blog

Além dos selos brasileiros de 1950 e deste ano, também fazem parte do acervo peças de países como Itália, França, Suíça, Chile, Inglaterra, México, Estados Unidos, Japão e África do Sul. “A peça mais difícil de incluir na coleção foi um dos nove selos italianos de 1934, pelo seu alto valor de mercado em relação a outros selos da mesma época. A peça mais rara, curiosamente, foi um selo francês emitido no ano 2000 referente à conquista francesa no Mundial sediado dois anos antes. Realizei um monitoramento do mercado filatélico durante aproximadamente dois anos para encontrá-lo à venda”, relata o filatelista. Apesar de estar atualmente completa, a coleção de Sílvio ainda está em construção: “como a cada quatro anos temos uma competição dessas, meu objetivo naturalmente tem de ser atualizado com o passar do tempo, o que torna esta coleção dinâmica. Hoje, já estou atento a emissões do Correio da Rússia em celebração ao Campeonato Mundial que será disputado naquele país no ano de 2018”.

2 ideias sobre “Exposição reúne mais de 200 selos sobre a Copa do Mundo no RS

  1. A coleção está, novamente, exposta na sede dos Correios em Porto Alegre. Agora com 239 selos (o Brasil emitiu mais 3 selos), inédita no Brasil e com todos os selos emitidos por quem sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Deixe um comentário